top of page
  • Foto do escritorSou Empreendedora

Os benefícios da terceirização em pequenas empresas


Grandes industrias costumam terceirizar serviços de entrega, telemarketing, limpeza, transporte e alimentação. Mas desde que a Lei da Terceirização foi aprovada em 2017, a terceirização começou também a ser cogitada para pequenas empresas.

Antes de começarmos a discutir os benefícios da terceirização, especialmente em pequenas empresas, precisamos entender completamente o que é terceirização.

Então, o que é terceirização? Uma adição bastante recente à terminologia comercial, a terceirização de negócios, é a delegação de determinadas operações não essenciais a outras entidades separadas, especializadas nessas operações. Simplificando, terceirizar significa entregar certas tarefas que, embora imperativas para os negócios reais, podem ser melhor gerenciadas por outro setor especializado nessa tarefa.

Então, por que as empresas deveriam terceirizar? Existem muitos benefícios da terceirização, especialmente para pequenas empresas. O principal motivo da terceirização é o corte nos custos, pois eles não precisam oferecer benefícios aos seus funcionários e têm menos despesas gerais com que se preocupar.

A terceirização também permite que empresas menores se concentrem na sua atividade fim e se livrem de preocupações relacionadas as atividades paralelas que envolvem o dia a dia de uma empresa. Assim, elas podem se concentrar em fornecer produtos e serviços de melhor qualidade. Mesmo que a qualidade não melhore, o corte no custo permite maior produtividade. Isso aumenta a economia geral no total. Não é só isso, a empresa pode produzir produtos de boa qualidade sem precisar empregar uma grande quantidade de pessoas. Reduzindo, assim, os encargos trabalhistas gerais e os benefícios dos funcionários.

Para pequenas empresas, a terceirização lhes permite trabalhar com o mínimo de mão-de-obra e equipamentos. Por exemplo, uma pequena empresa cujo faturamento começa a aumentar e vê suas demandas administrativas e financeiras ficarem mais complexas, até poderia contratar alguém para cuidar dessa parte, mas até que ponto isso seria viável, uma vez que um profissional especialista no assunto cobraria muito para executar o serviço e um profissional em inicio de carreira precisaria de treinamento, tornando a contratação muitas vezes um problema ainda maior para o empreendedor.

Nesses casos o recomendável seria ter alguém terceirizado cuidando dessa parte, presencialmente ou de uma maneira ainda mais acessível; ter alguém dedicando aos assuntos somente quando necessário, sem precisar investir em infraestrutura e equipamentos.

A Solução Prática é uma empresa parceira do GROW - Clube de Negócios Sou Empreendedora e se você está vendo seu negócio crescer e pensando em maneiras de deixar o seu dia a dia mais eficiente, te convido a conhecer os nossos serviços.

Quem sabe esta é a sua grande oportunidade de aumentar a qualidade do seu produto e o sucesso do seu negócio.

Lisiane de Souza Fabris - empresária na Solução Prática e especialista em organização financeira para pequenos negócios.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page