Quem pode ser um líder?
Liderança é atitude. Ser líder é algo muito maior do que assumir responsabilidades. Claro que há algumas características e habilidades comuns que são necessárias para o desenvolvimento de um líder. Mas, liderança é prática, não tática.
O líder orienta, direciona, escolhe e aponta o caminho a seguir. Para saber tomar a decisão correta é preciso conhecimento. Sem ter o entendimento necessário não há como transformá-lo em ação.
Liderança tem a ver com valores. As virtudes de um líder devem servir de inspiração. O exemplo vem de suas palavras e orientações, mas principalmente de suas ações.
“Um bom líder é aquele capaz de extrair o melhor de cada pessoa.”
Na atuação da liderança há muitos obstáculos e as adversidades são, muitas vezes, ferozes. Mas, na essência de um líder tem autoconhecimento, determinação e coragem para enfrentar os percalços que irá encontrar no caminho.
Empatia e resiliência são habilidades importantíssimas de um líder. Outras características fundamentais são iniciativa, responsabilidade, garra e serenidade.
Para quem deseja desenvolver esses aspectos, existem vários caminhos, como treinamentos ou coaching por exemplo.
Então, não há segredos da boa liderança, e sim atitudes e competências que precisam ser desenvolvidas para potencializar o líder dentro de cada um de nós.
Marta Sarmento é Consultora Empresarial, atua em Gestão de Pessoas, e auxilia outras mulheres a desenvolver suas carreiras e empresas.
Originalmente publicado em: https://www.facebook.com/souempreendedora/
em 2017
Comentários